Nasceu no Porto em 1969
Engenheiro Florestal e Mestre em Gestão de Recursos Naturais com 20 anos de experiência em actividades nacionais e internacionais. Especializou-se em gestão e governança de risco.
Desde 2008 é o responsável da área da Proteção florestal do grupoPortucelSoporcel, coordenando a participação do gPS no projecto científico no MIT Fire-Engine, os programas operacionais de prevenção e combate de incêndios, luta contra pragas e invasoras. Representa o gPS no conselho técnico da Afocelca.
Desde 2013, é docente convidado do mestrado MEDFOR no Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa) co-lecionando com o Prof. Cardoso Pereira a disciplina de Wildfire Risk Management.
De 2006 a 2008 foi o responsável pela gestão de risco e da rentabilização não lenhosa do património florestal do grupo PortucelSoporcel.
Entre 2003 e 2006 exerceu funções públicas nos XV e XVII Governos, tendo sido para o Instituto Superior de Agronomia, o Coordenador Executivo da proposta técnica do Plano Nacional de Incêndios florestais (2004/2005).
No grupoPortucelSoporcel desde 1997 desenvolveu competências nas áreas do inventário de recursos naturais, gestão de informação geográfica, combate a incêndios, sistema de planeamento florestal, planeamento estratégico, business intelligence, due diligence, auditoria qualidade, análise de investimentos, seguros florestais, transferência de I&D, desenvolvimento organizacional, gestão da mudança, gestão de operações, gestão de projecto e comunicação.
Entre 1993 e 1997 foi assistente de investigação em projecto de detecção remota, cartografia de vegetação e simulação de incêndios no Centro de Estudos Florestais (ISA) e no Centro Nacional de informação geográfica (MPOT).
Tem publicado artigos científicos e participado em seminários e congressos. Destacam-se os convites para o North America Fire Management Working Group 2004, para o Comité Internacional de Ligação (ILC) do 4th Congresso Mundial de Incêndios Florestais e para o painel de peritos em incêndios florestais de 2006 da FAO.
Visitou mais de 35 países, aprofundando os seus conhecimentos sobre florestas e reservas naturais. Com relevância profissional destacam-se visitas aos EUA, México, Chile, Brasil, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra, Escócia, Noruega, Finlândia, Suécia, Alemanha, Rússia, Mongólia, China, India, Nepal, Tibet, Tailândia, Malásia, Cabo Verde, Tanzânia, Marrocos, Moçambique e Africa do Sul.
Na conferência «Floresta e Território» irá participar no painel “Fogos Florestais: combate e/ou prevenção, um debate necessário” e o tema da sua apresentação é:
A apresentação reflete a experiência do gPS na gestão de sistema de prevenção e combate a incêndios. Descreve as suas práticas e identifica oportunidades para melhorar a eficácia e a eficiência dos atuais dispositivos. Discutem-se propostas de mudança na área da políticas, da gestão e da tecnologia que podem contribuir para a melhoria na governação e gestão do risco de incêndio.