Visite o CCVFloresta com toda a segurança!
Faça já a sua reserva! Saiba mais...
05 de maio a 28 de junho
Exposição de fotografia
Visões - O Interior do Olho Humano é uma exposição do Centro Cirúrgico de Coimbra. Uma seleção de 45 fotografias escolhidas entre as 3 milhões existentes no banco de dados da instituição e que nos contam "histórias" do interior do olho humano.
Escolhemos imagens de olhos que falam. Falam da vida que existe nesse interior escondido, do estilo de vida de cada um, do ADN que herdaram ou das lesões que tiveram de enfrentar. São histórias reais que começam a ser contadas num encontro de olhares, testemunhado pela luz. Sem esta interação entre luz e matéria nada seria visível. Uma e outra permitem-nos aceder ao mundo real e, também ao interior do olho humano. É a luz que nos permite este encontro de olhares. Bem-vindos às nossas “Visões”.
São duas formas de produção de conhecimento e estão presentes nas imagens desta mostra. A exposição “Visões” ajuda-nos a ultrapassar a deformação cultural que nos leva a julgar que Arte e Ciência nunca se encontram. Não é verdade. Arte e Ciência têm a mesma missão (criar), recorrem ao mesmo instrumento (talento) e são as duas únicas vias de descoberta da verdade livre. A exposição “Visões – o interior do olho humano” exemplifica este encontro perfeito entre Arte e Ciência.
A mostra “Visões” reúne um leque de fotografias reais, captadas no interior do olho humano, acabando por se relevar um instrumento de comunicação inovador entre Ciência e Arte. São histórias de sucesso da medicina e da Oftalmologia portuguesa, mas não só, porque a física, a matemática, a arquitetura, a engenharia de estruturas, ou simplesmente, a estética estão presentes e existem, obrigatoriamente, dentro de cada olho humano.
Porque sem luz não existe visão, é aqui que começa a viagem ao interior do olho humano: da escuridão para a luz. Só depois surgem as cores e os sinais que nos chegam ao cérebro, porque não são os olhos que veem, o processamento e a interpretação de tudo o que é captado pela retina acontece no córtex cerebral.
Descodificados os códigos de funcionamento da visão e os compromissos entre luz, sinais e cérebro, não é necessário entrar e invadir o interior do olho para captar este tipo de imagens. Basta fotografar. A captação é possível pela fantástica parceria criada entre a fotografia digital, a informática e a luz, seja ou não em raio laser. Porque se é a luz que nos permite apreender o admirável mundo em que vivemos, é essa mesma luz, que também nos possibilita conhecer este interior ao pormenor e com detalhe.
A exposição é da responsabilidade técnica e científica do Centro Cirúrgico de Coimbra e conta “histórias” do interior do olho humano. De entre mais de três milhões de imagens que existem no nosso banco de dados, escolhemos 45. Foram selecionadas aquelas que, para além de terem uma história para contar, também podem ter uma outra visão, que nos remete para o dia-a-dia. Razão porque o “Quarto Crescente” pode ser uma fase da lua, mas também a imagem captada a um descolamento da retina, ou a “Lula gigante” que pode ser uma espécie marinha ou uma imagem do interior do olho de um bebe prematuro, entre outros exemplos.
Entrada Gratuita
Faça a sua reserva!
Exposição
Exposição temporária - até 31 de dezembro
Oficina - 25 de janeiro, às 09h30
Terça-feira a domingo - 09h00 às 18h00
Fins de semana e feriados - Encerra entre as 12h30 e as 13h30
Terça-feira a sexta-feira - 09h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados - 09h30 às 12h30 e 13h30 às 18h30
Análise de vinhos - terça a quinta-feira, dentro do horário de funcionamento do CCVFloresta e sexta-feira até às 14h00
Controlo de maturação e análise a mostos
Manhã: 10h00 - 11h00 e das 11h15 - 12h15
Tarde: 14h00 - 15h00, 15h15 - 16h15 e das 16h30 - 17H30
Encerrado nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1 de janeiro
Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova
Estrada Nacional 241, nº 97, Moitas
6150-345 Proença-a-Nova
Castelo Branco
PORTUGAL
info@ccvfloresta.com
Tel.: (+351) 274 670 220
«Chamada para a rede fixa nacional»
Telem.: (+351) 968 352 095
«Chamada para rede móvel nacional»
Coordenadas Geográficas
39° 43' 59.23'' N
7° 52' 33,85'' W
ver mapa